Foto: Google Imagens |
Sinopse
Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".
Bom, eu nunca havia lido nada do John Green, nem mesmo A Culpa é das Estrelas. Então, não sabia muito o que esperar. Não considero "Quem é você, Alasca?" romance, porque se trata de algo maior. Algo maior que o amor? Isso mesmo. Acredito que o autor tenha pesquisado muito, ou apenas tenha um certo conhecimento filosófico.
O jeito como ele explora a religião e a filosofia, chega a ter mais importância que a própria história. Esse é um livro para pensar, não para ficar prestando atenção nos fatos. Acho interessante a fascinação de Miles por últimas palavras, e achei muito bem construída a relação de amizade entre ele, Coronel e Alasca.
Falando em Alasca, não compreendi direito a personagem. Ela era rebelde, destemida, mas também muito sofrida. Eu creio que ela exista no mundo real. Devem existir milhões de Alascas que não saibam lidar com seus problemas. A forma como o suicídio de um adolescente afeta seus amigos, também foi interessante de se ver, me lembrou "As Vantagens de Ser Invisível".
O fato de mencionar-se o Labirinto da Dor, do qual muitas pessoas são inconscientes, foi criativo. E aliar isso com a Filosofia, foi melhor ainda. Mas, quem gosta de Romances pode se decepcionar. O livro passa longe do amor idealizado, ou até mesmo da possibilidade de se viver o amor. Quem curte conteúdo reflexivo irá amar.
Frases Legais
“Não posso ser uma dessas pessoas que ficam sentadas falando que pretendem fazer isso e aquilo. Eu vou fazer e pronto. Imaginar o futuro é uma espécie de nostalgia.”“Percebemos tarde demais, quando perceber é inútil.”
“Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente.”
"Somos capazes de sobreviver a essas coisas horríveis, pois somos tão indestrutíveis quanto pensamos ser."
Ficha Técnica
Nome: Quem é você, Alasca?
Autor: John Green
Editora: WMF Martins Fontes
Número de Páginas: 229
Ano: 2005
Então, é isso. Espero que vocês tenham gostado e que consigam ler o livro (:
Eu já li a culpa é das estrelas. É super lindinho! Não quero julgar o autor nem nada, mas eu achei que faltou um pouco mais de sentimentos em cenas que deveriam ser super chorosas. Mas ele não fez isso, o que me decepcionou. :( *tentando não mandar spoiler*
ResponderExcluirE pelo que estou vendo, aconteceu com o mesmo neste livro.
Sim, ele é frio em cenas fortes, por isso que eu estranhei quando li o livro. Vou tentar ler A culpa é das estrelas logo, todo mundo só fala desse livro kk
ResponderExcluir